terça-feira, 11 de setembro de 2012

World Digital Library



As instituições públicas sempre foram os principais colecionistas: museus, bibliotecas e galerias de arte, quase sempre abertos ao público em geral, concentram boa parte do patromónio cultural e artístico da humanidade. Na era da internet e das digitalizações não tardou em aparecer um novo modelo de coleções públicas: as bibliotecas digitais. Existem vários projectos deste tipo como o Million Book Project ou o Google Books Library Project, mas hoje vamos falar do World Digital Library (ou em Português Biblioteca Digital Mundial).



Este projeto está liderado pela UNESCO e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América (de facto a ideia partiu do seu bibliotecário, o Dr. James H. Billington, numa conferência impartida em 2.005) e embora começasse a se desenvolver já em 2.006 não foi lançada oficialmente até o 21 de Abril de 2.009. Na atualidade participam do projeto diversas instituições de todo o mundo: as bibliotecas nacionais de vários países como Brasil, França, China ou Rússia; outras bibliotecas como a Alexandrina, ou as das Universidades de Yale ou do Rei Abdullah; aliás doutros organismos como o Instituto Nacional de Antropología e Historia (México) ou o Centro de Estudios de Historia de México.

Segundo podemos ver no seu site conta com mais de 6.000 artigos de diferente tipo que compreende um arco temporal que vai desde o 8.000 a.C. até a atualidade. Todo este material está disponível para a consulta direta na página web ou para o seu descarregamento.

As IMAGENS E FOTOGRAFIAS supõem uma parte muito importante dos seus fundos atingindo aproximadamente a metade do total (este facto não nos deve surpreender porquanto são artigos muito mais fáceis e rápidos de digitalizar do que o são os livros). São fotografias históricas, material etnográfico, desenhos e gravuras orientais,...

Kobayashi no Asahinan(Guerreiro Asahina Kobayashi, 1862)
de Utagawa Toyokuni (1786-1865)

あふぎや内花扇 (A Cortesã Hanao de Ogi-ya, 1830-44)
de Utagawa Kuniyoshi (1798-1861)

Destitute Pea Pickers in California: Mother of Seven Children, Age Thirty-two, Nipomo,
California. Migrant Mother (1936) de Dorothea Lange (1895-1965)

Operations Against the Japanese on Arundel and Sagekarsa Islands (1943) de John Bushemi (1917-1944)

Типы Дагестана (Tipos Daguestanos, 1905) de Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii (1863-1944)

Marcha dos Direitos Civis em Washington, DC (28 de Agosto de 1963)


Outro tipo importante de artigos é o dos JORNAIS, REVISTAS E DIÁRIOSNa World Digital Library podemos encontrar diferentes números de várias publicações:

Locomotive: Zeitung für politische Bildung des Volkes (Locomotiva: um jornal para a educação política do povo, 1848) jogou um papel muito importante durante o processo revolucionário de 1848 na Alemanha, o seu editor foi Friedrich Wilhelm Alexander Held (1813-1872):
Locomotive

El Mosquito (O Mosquito, 1881-1893) era um jornal semanal de tipo satírico publicado na Argentina que nos permite entender a realidade política da época no país Sudamericano. Entre 1875 e 1890, o francês Henri Stein foi o seu diretor-proprietário, além de ser o seu principal artista:
El Mosquito

Зенит: интернационална ревија за уметност и културу (Zenith: Análise Internacional de Artes e Cultura, publicada entre Fevereiro de 1921 e Dezembro de 1926) foi a mais importante revista de vanguarda publicada na Iugoslávia e uma das mais importantes do movimento de vanguarda europeu do início do século XX. O seu editor foi Ljubomir Micic (1895-1971):
Zenit


A coleção desta biblioteca digital também inclui nestes momentos mais de 500 MANUSCRITOS em diferentes línguas e uns 400 MAPAS:
A língua falada pelo povo Naxi, na China é o único sistema pictográfico de escrita do mundo ainda em uso
Este mapa foi encarregado pelo astrônomo Johannes Kepler (1571-1630) de modo que refletisse o seu novo cálculo de longitude e latitude com base na observação planetária. O encarregado de fazer o gravado foi Johann Philipp Walch seguindo as indicações de Philippus Eckebrecht:
Mapa do Mundo de Philippus Eckebrecht (1630)


Em quanto aos LIVROS nesta página podemos encontrar a dia de hoje textos numas 50 línguas diferentes, com digitalizações de incunábulos, primeiras edições, etc.
Don Quixote, 1ª edição (1605) de Miguel de Cervantes
Saavedra  (1547-1616)
Apocalypsis Sancti Johannis (Apocalipse de São João)


Por último na biblioteca também se podem consultar arquivos de ÁUDIO E VÍDEO. Em quanto aos vídeos temos exemplos dos primeiros experimentos dos irmãos Lumière e de Thomas A. Edison, um vídeo sobre o programa espacial dos EUA na década de 1960, imagens de manobras durante a II Guerra Mundial e outras curiosidades. Os áudios centram-se em registos de valor folclórico (como canções tradicionais), também destaca uma das escasas entrevistas gravadas conservadas a um ex-escravo nos EUA. 

Sem comentários:

Enviar um comentário